Você está visualizando atualmente Comunicação de alta qualidade e longo alcance

Comunicação de alta qualidade e longo alcance

Compartilhe

Projetos IoT : comunicação de alta qualidade e longo alcance

Desenvolver soluções IoT requer atenção ao local de instalação do produto, sejam aplicações comerciais, industriais ou residenciais. Em qualquer um destes locais podemos encontrar ambientes complexos e ruidosos, que causam atenuação do sinal.

Isso torna mais difícil a transmissão de sinal de um ponto a outro e a solução é usar módulos com maior alcance e maior sensibilidade na recepção do sinal, como o módulo ESP32-WROOM-DA que também apresenta maior estabilidade de conexão sem fio.

Com duas antenas em PCB complementares em diferentes direções, o ESP32-WROOM-DA é o novo módulo da Espressif para comunicação de alta qualidade e longo alcance.

Figura 1. Módulo ESP-WROOM-DA

Além das já conhecidas características técnicas que destacam os módulos da Espressif no mercado como a coexistência de conectividade Wi-Fi e Bluetooth (Classic e Low-Energy) e seus modos de baixo consumo de energia, os usuários do ESP32-WROOM-DA serão capazes de dar vida a uma nova e ampla gama de cenários complexos de aplicativos de IoT.

O módulo ESP32-WROOM-DA está integrado com o chip ESP32-D0WD-V3, que possui um processador Xtensa® 32-bit LX6 dual-core com uma frequência máxima de 240 MHz, junto com 520 KB de SRAM e 448 KB de ROM.

Durante a utilização, o módulo funciona de acordo com a intensidade do sinal, selecionando o sinal mais forte para garantir a comunicação contínua.

Quando um sinal fraco é detectado, o módulo continua a trabalhar com uma chamada de API que o ajuda a mudar para a outra antena com um sinal mais forte.

Módulo ESP32-WROOM-DA

O ESP32-WROOM-DA é o primeiro módulo da Espressif com MIMO (Multiple-Input, Multiple-Output), usando duas antenas para estabelecer conexão com um Access Point ou com outros módulos.

O engenheiro de aplicação e FAE da Macnica DHW, Neimar Duarte, explica que os módulos anteriores, que usavam versões mais antigas de SoC só operavam com uma antena, limitando assim tanto o alcance de transmissão quanto a sensibilidade na recepção de sinais em ambientes mais complexos e ruidosos, com muita atenuação, por exemplo.

“Com este projeto novo e inovador, com duas antenas na mesma placa, é possível ter um alcance maior e com mais sensibilidade na recepção, mantendo o mesmo padrão de pinagem do conhecido ESP32-WROOM-32.

Desta forma, para aplicações que requeiram maior sensibilidade e/ou alcance, maior estabilidade de conexão mesmo em ambientes ruidosos e/ou com muita atenuação, este módulo é a solução ideal”, enfatiza.

O ESP32-WROOM-DA é compatível pino a pino com ESP32-WROOM-32E, facilitando assim a migração rápida e fácil entre esses dois módulos. Além de ser um padrão já bem estabelecido no mercado, o módulo usa a versão mais recente de SoC, o ESP32-V3, com maior segurança e garantia de entrega mais longa do produto final, uma vez que o módulo começou sua produção este ano.

O design exclusivo da antena do ESP32-WROOM-DA resultou na excelente comunicação sem fio do módulo, mesmo em circunstâncias difíceis.

Desta forma, os fabricantes que usam ESP32-WROOM-DA agora podem desenvolver aplicativos de IoT que precisam de conectividade estável em um amplo espectro, ou implantar Wi-Fi em ambientes desafiadores e perigosos, ou superar problemas de comunicação em pontos mortos de Wi-Fi.

Se você quiser saber mais sobre o módulo ESP32-WROOM-DA, entre em contato conosco.

Leia também:

Módulo ESP32-WROOM-DA

Módulo ESP32-WROOM-32D da Espressif com certificação Anatel

Compartilhe

Franciele Nornberg

Mestre em Engenharia Elétrica pela UFSC (2019), graduada em Engenharia Elétrica pelo IFSul em 2017. Trabalha na Macnica DHW desde 2019. Seu conhecimento técnico somado a utilização das boas práticas de copywriter são responsáveis pelos excelentes conteúdos divulgados no blog da Macnica. Franciele é também Instrutora Autorizada FPGA Intel e portanto, responsável pelo Treinamento FPGA Intel.