Você está visualizando atualmente Drones para a construção civil

Drones para a construção civil

Compartilhe

A construção civil está passando por uma transformação tecnológica e os drones estão neste processo!

Os dispositivos IoT, drones e outras tecnologias de ponta ganham força entre as empresas de construção.

As máquinas de grande porte estão se tornando autônomas. Temos em nosso portifólio, a SafeAI, que oferece soluções de alta qualidade para o retrofit das máquinas pesadas utilizadas na construção civil.

Além disso, os drones estão na vanguarda dessa tendência de adoção de tecnologia na construção civil. Eles auxiliam antes, durante e após a execução da obra, principalmente no monitoramento das atividades e na segurança dos colaboradores.

De acordo com um estudo da McKinsey, grandes projetos normalmente ultrapassam o orçamento em 80% e levam 20% mais tempo para serem concluídos do que o planejado. Um dos motivos dos atrasos é a correção de erros na execução dos projetos, que são identificados tardiamente.

Para estas situações, a tecnologia pode auxiliar e muito, principalmente através do uso de drones na construção civil.

Drones na construção civil

Embora muitos drones sejam conhecidos pela captura de fotos e vídeos, eles podem fazer muito mais. Câmeras e sensores mais avançados podem fazer medições geoespaciais, leituras de temperatura e criar modelos digitais 3D.  

Na etapa de pré-projeto, o drone pode auxiliar na identificação do local para a construção. Como os drones são capazes de permanecer no ar por até 90 minutos, eles são capazes de mapear extensões maiores do que um colaborador seria capaz de fazer em horas de trabalho.

Assim, os drones fornecem às equipes de construção uma compreensão detalhada e precisa do local de trabalho, informando sobre quaisquer alteração necessária de projeto ou fluxo de trabalho.

durante a execução do projeto, o drone pode auxiliar no acompanhamento da obra através de imagens aéreas ou vídeos. Sem contar que acompanhar a construção com imagens aéreas pode diminuir as chances de erros na construção, pois permitem a comparação em “tempo real” do projeto com a obra.

Os drones podem também auxiliar na segurança dos colaboradores, pois as imagens coletadas podem indicar possíveis situações de perigo antes mesmo do colaborador entrar no canteiro de obras.

Outra vantagem do uso de drones na construção civil, seria durante a execução da obra, seja para verificação e validação do projeto ou até mesmo para avaliação de uma posterior construção próxima.

Agora vamos a cereja do bolo: Todos estes benefícios e vantagens são possíveis com drones equipados de bons sensores e câmeras de alta qualidade, como são os produtos da Leopard Imaging que tem uma década de experiência no projeto e fabricação de câmeras.

Figura 1. Câmera Leopard 3D

Câmeras Leopard

As câmeras 3D de profundidade da Leopard podem ser utilizadas em soluções para diferentes setores, como drones, robótica, IoT, veículos autônomos e muitos mais.

As câmeras de profundidade 3D de alta precisão oferecem uma gama de recursos de amplo campo de visão (FoV – field-of-view) prontos para uso e que oferecem a capacidade de ver mais objetos e fornecer maior resolução.

Além disso, as câmeras possuem sensores RGB duplos para várias resoluções de RGB e saída de mapa de profundidade em USB, GMSL, GMSL2 e MIPI, tornando-as ideais para o desenvolvimento e produção de produtos de detecção e captura 3D.

Entre em contato conosco para saber como podemos lhe auxiliar.

Leia também: Por que utilizar o retrofit de máquinas?

Acompanhe a Macnica DHW nas Redes Sociais

INSTAGRAM

LINKEDIN

FACEBOOK

Compartilhe

Franciele Nornberg

Mestre em Engenharia Elétrica pela UFSC (2019), graduada em Engenharia Elétrica pelo IFSul em 2017. Trabalha na Macnica DHW desde 2019. Seu conhecimento técnico somado a utilização das boas práticas de copywriter são responsáveis pelos excelentes conteúdos divulgados no blog da Macnica. Franciele é também Instrutora Autorizada FPGA Intel e portanto, responsável pelo Treinamento FPGA Intel.