Você está visualizando atualmente Sistema completo para aplicação de smart home

Sistema completo para aplicação de smart home

Compartilhe

Sistema completo para aplicação de smart home: O ESP-HMI da Espressif é uma solução de alto desempenho e baixo custo que permite interação inteligente entre pessoas e dispositivos AIoT.

Ele apresenta uma interface de usuário inovadora que permite a visualização de dados, controle de toque ou gesto, reconhecimento de voz, reconhecimento e análise de imagem, entre outras funcionalidades.

A solução pode ser amplamente utilizada em aplicações de smart home (casa inteligente), dispositivos IoT, soluções de controle industrial, brinquedos educacionais, dentre tantas outras aplicações.

O ESP-HMI é construído em torno das séries de SoCs ESP32-S2, ESP32-S3 e ESP32 altamente integradas da Espressif, que oferecem um excelente desempenho de RF, um rico conjunto de interfaces I/O e poderosos recursos de computação.

Mais importante ainda, o hardware ESP-HMI é seguro, estável e eficiente em termos de energia, ao mesmo tempo em que é capaz de atender aos requisitos de produtos AIoT e HMI (Interface Homem-Máquina) de vários usuários diferentes.

Além disso, o hardware ESP-HMI é conhecido por sua capacidade de expansão e vida útil longa.

A solução ESP-HMI é suportada por ESP-IDF, uma estrutura de desenvolvimento IoT madura da Espressif, com a qual os usuários podem facilmente construir novos aplicativos ou migrar suas soluções para diferentes chipsets das várias séries de SoCs da Espressif.

ESP-LCD: uma solução de controle inteligente multimídia

O ESP-HMI já foi a base do ESP-LCD, a solução de controle inteligente de multimídia da Espressif para cenários de aplicação GUI e cenários de smart touch.

O ESP-LCD é construído em torno da placa de desenvolvimento ESP32-S2-HMI-DevKit-1 e um display TFT-LCD de 4,3 polegadas com um painel de toque capacitivo, que permite o controle de toque inteligente e controle remoto, bem como a reprodução de música.

Portanto, o ESP-LCD é adequado para vários cenários de controle inteligente envolvendo, por exemplo, despertadores, soluções de controle de áudio, painéis interativos de casa inteligente e até detectores de qualidade do ar.

Veja o vídeo de demonstração do ESP-LCD.

Figura 1. ESP32-S2-HMI-DevKit-1

ESP32-S2-HMI-DevKit-1 é equipado com um módulo ESP32-S2-WROVER, que possui um rico conjunto de recursos integrados. Ele também possui um display TFT-LCD de 4,3 polegadas e toque capacitivo com uma resolução de até 480 × 800, e um tempo de inicialização inferior a 200 ms.

O ESP32-S2-HMI-DevKit-1 tem vários componentes, incluindo:

  • um sensor de luz,
  • um sensor de temperatura e umidade,
  • um sensor MEMS,
  • um conector de cartão micro-SD,
  • uma interface TWAI® (compatível com CAN 2.0),
  • e, suporta funções, como desenvolvimento LVGL GUI, reprodução de música e gravação.

Sensor ESP-Touch

O sensor ESP-Touch é uma solução de toque inteligente baseada no ESP32-S2-Touch-DevKit-1, que é uma placa para avaliar e desenvolver diferentes funções de botão, controles deslizantes lineares, painéis de toque bidimensionais, sensores de proximidade.

O ESP-Touch Sensor é particularmente adequado para fechaduras inteligentes (smart lockers), interruptores inteligentes e outros eletrodomésticos com painéis de toque.

Veja o vídeo de demonstração do Sensor ESP-Touch.

O ESP32-S2-Touch-DevKit-1 é construído em torno do módulo ESP32-S2-MINI-1, que consiste em uma placa-mãe e várias placas-filha. A placa-mãe contém uma unidade de exibição, uma unidade de controle principal e uma unidade de depuração.

Dependendo do cenário de aplicação, os eletrodos de toque das placas-filha suportam um controle deslizante linear, um controle também deslizante de roda e um sensor de proximidade.

Além disso, os usuários também podem projetar e adicionar suas próprias placas-filha para casos de uso especiais com base na biblioteca Touch Element da Espressif.

Figura 2. ESP32-S2-Touch-DevKit-1

ESP-HMI oferece muito mais do que apenas um preço atraente!

Além de um rico conjunto de recursos, o ESP-HMI vem com uma variedade de recursos técnicos de código aberto, como projetos de referência de hardware, diagramas esquemáticos de circuito e um guia de introdução.

Além disso, os usuários podem construir rapidamente funções extras com base na estrutura de desenvolvimento de IoT de código aberto da Espressif, ESP-IDF.

Para facilitar ainda mais os usuários no desenvolvimento de aplicativos ou funções de personalização, a Espressif fornece a ESP-IoT-Solution, que é um guia de programação para drivers periféricos comuns (como sensores, monitores, dispositivos de áudio, dispositivos de entrada, atuadores, etc.).

Neste guia contém também uma estrutura de codificação para o desenvolvimento de sistemas IoT, que funciona como um componente extra para ESP-IDF , se tornando muito mais fácil de começar.

Se você deseja saber mais sobre o ESP-HMI, ou deseja fazer um pedido agora, entre em contato conosco.

A nossa equipe de engenheiros está pronta para lhe auxiliar no seu projeto AIoT.

Leia também:

Módulo wireless dedicado ao mercado de AIoT

Compartilhe

Franciele Nornberg

Mestre em Engenharia Elétrica pela UFSC (2019), graduada em Engenharia Elétrica pelo IFSul em 2017. Trabalha na Macnica DHW desde 2019. Seu conhecimento técnico somado a utilização das boas práticas de copywriter são responsáveis pelos excelentes conteúdos divulgados no blog da Macnica. Franciele é também Instrutora Autorizada FPGA Intel e portanto, responsável pelo Treinamento FPGA Intel.