No momento, você está visualizando O impacto da mobilidade nas smart cities
Smart Cities

O impacto da mobilidade nas smart cities

Compartilhe

A mobilidade urbana é um tema frequente em noticiário, jornais e mídias sociais, sejam elas regionais, no Brasil ou no mundo afora. Além disso, é uma pauta bastante comum sempre que se fala sobre a implementação das Smart Cities. Como tornar uma cidade inteligente se os cidadãos que nela vivem gastam mais de um mês parados no trânsito todos os anos?

Congestionamento em Florianópolis. Fonte: Mobilize Brasil.

Uma mobilidade ruim nas cidades tem impactos significativos não apenas de forma individual, sendo uma fonte geradora de acidentes de trânsito, estresse mental e desgaste prematuro da frota de veículos.

A dificuldade em se locomover dentro do ambiente urbano prejudica ou impossibilita o acesso ao emprego, sobretudo daqueles que moram em regiões afastadas dos municípios. Em números, o custo socioeconômico que o trânsito lento (ou parado) em vias públicas é estimado em mais de R$483 bilhões todos os anos no Brasil.

Congestionamento em Joinville. Fonte: NSC.

A solução para esse problema complexo é igualmente complexa: mais do que adotar uma frota de veículos elétricos ou aderir às “canetadas”, proibindo isso e aquilo, é necessário muito planejamento e discussão com todos os atores que compõem uma cidade. Setor público, empresas e indústrias, trabalhadores.

Ainda, é preciso pensar em soluções e tecnologias que promovam a descentralização do transporte urbano – de forma individual ou coletiva. Exemplos disso são ao menos dois projetos que passaram pelo Perini City Lab nos últimos anos e que se tornaram cases de sucesso.

A GoMoov, startup nascida em Joinville com a proposta de micromobilidade elétrica, foi um dos primeiros projetos a validar sua solução junto do Perini City Lab. O outro, o WazeCarpool, se tornou case mundial para a marca ao alcançar mais de 1 mil usuários ativos somente dentro do Perini Business Park em 2019, onde cerca de 10% de todas as pessoas que circulavam pelo parque utilizavam a plataforma diariamente.

Se você quiser saber mais sobre as soluções que a Macnica DHW oferece para Smart Cities ou ainda desenvolver, testar ou demonstrar sua solução para Smart Cities através do Perini City Lab, entre em contato conosco.

Acompanhe a Macnica DHW nas Redes Sociais:​​​

Compartilhe

Eduardo Bachmann

Graduando em Engenharia Automotiva pela UFSC, trabalha no setor de IoT&AI Solutions. No Perini City Lab, laboratório voltado ao desenvolvimento e validação de soluções para Smart Cities, auxilia na operação do projeto. Neste blog escreve sobre a temática das cidades inteligentes e sobre a aplicação das principais soluções oferecidas pela Macnica DHW.