Você está visualizando atualmente 05 dicas para o desenvolvimento do layout da placa de circuito impresso robusto
Layout de placa de circuito impresso

05 dicas para o desenvolvimento do layout da placa de circuito impresso robusto

Compartilhe

Uma etapa crucial no desenvolvimento de produtos eletrônicos é o layout da placa de circuito impresso, também conhecido como PCB (do inglês, Printed Circuit Board).

Com a necessidade de organizar uma grande variedade de componentes eletrônicos em espaços muitas vezes restritos, adotar as melhores práticas é fundamental para garantir o desempenho ideal do produto e evitar falhas durante sua operação.

Conheça então 5 dicas para o desenvolvimento do layout da PCB robusto a fim de garantir que o seu produto tenha o melhor desempenho e não falhe em campo.

Nosso especialista em desenvolvimento de placas eletrônicas, Gustavo Leão, destacou os principais cuidados na hora de fazer o layout da placa de circuito impresso.

Essas são boas práticas que utilizamos nos projetos desenvolvidos pela Macnica DHW e também nas consultorias prestadas, onde revisamos ou desenvolvemos o layout da PCB do cliente.

Contar com este serviço é uma vantagem para empresas que não possuem time de desenvolvedores ou não desenvolvem placas eletrônicas com tanta frequência para ter um especialista em layout da PCB.

Assim como, é um serviço que muitas empresas buscam para acelerar o desenvolvimento do projeto e levar rapidamente o produto para o mercado, sem perder qualidade ou abrir mão de tecnologia de ponta no seu produto.

A expertise técnica e o profissionalismo da equipe Macnica DHW são notáveis, proporcionando um suporte inestimável em todas as etapas, desde o projeto de esquemáticos e layouts até a resolução de desafios complexos. Sua disposição em nos orientar no início de novos projetos, sugerindo soluções inovadoras por eles representadas, tem sido um diferencial competitivo para nossa empresa.

Celso Souza, Engenheiro de Hardware na AQTech

Saiba mais aqui

Essa atuação próxima no desenvolvimento do projeto do cliente garante que o produto passe rapidamente pelo processo de certificação, afinal o projeto já foi concebido, levando em conta todos pré-requisitos para certificação e a experiência de um time que já tem mais de 500 mil placas eletrônicas rodando em campo.

O produto desenvolvido passou por diversos testes em laboratório e em campo, passando inclusive pelo processo de certificação ANATEL, estando apto para ser comercializado.

Tiago K. Matsuo, Diretor Técnico da AQTech

https://lp.macnicadhw.com.br/componentesSaiba mais aqui

Cinco dicas para desenvolver o layout da placa de circuito impresso de forma robusta

Dica 01: Manter todos os componentes sensíveis num único layer/camada da placa.

Mantenha no mesmo layer os microcontroladores, DSPs, FPGAs, processadores, memórias, módulos de conectividade, amplificadores e conversores analógico digitais. Isso evita que o componente sofra um estresse muito grande durante a soldagem.

Dica 02:  Cuidado com o desacoplamento

Mantenha sempre a rede de desacoplamento muito próximo do circuito integrado.  

Dica 03: Mantenha os componentes o mais próximo possível

Desta forma você terá trilhas mais curtas e isso evita, na grande maioria das vezes, problemas de integridade de sinal.

Dica 04: Adicione proteções nas entradas e saídas da sua placa

As proteções evitam que perturbações eletromagnéticas como raios ou interferências vindos da rede elétrica influenciem no funcionamento da sua placa eletrônica.

Dica 05:  Mantenha o loop de corrente das suas fontes chaveadas o menor possível

Isso evita que se tenha problemas de emissões irradiadas ou conduzidas na sua placa de circuito impresso, na sua PCB.

Com essas cinco dicas você terá maior chance de ter um produto robusto e que não tenha problemas em campo!

Se você quer ter certeza que o seu layout da placa de circuito impresso está sendo desenvolvido com as melhores práticas conte com o time da Macnica DHW.

Conte com toda nossa experiência no desenvolvimento de projetos eletrônicos, onde nosso conhecimento se reflete na entrega de produtos de alta qualidade, alcançando um equilíbrio entre custo e tempo de desenvolvimento.

Sobre a Macnica DHW:

A Macnica DHW é operação na América do sul do Grupo Japonês Macnica Inc., que é o maior Distribuidor de Semicondutores do Japão, e o 5º maior do mundo. O Grupo Macnica possui equipes de desenvolvimento em soluções IoT, IA, Hardware e Software em vários pontos do globo. Nossa tecnologia avança para o seu negócio ir além. Com a gente, você tem soluções customizadas de acordo com sua necessidade. Leve essa e outras soluções que a Macnica DHW tem para o seu negócio.

Acompanhe a Macnica DHW nas Redes Sociais:​​​

Compartilhe

Franciele Nornberg

Mestre em Engenharia Elétrica pela UFSC (2019), graduada em Engenharia Elétrica pelo IFSul em 2017. Trabalha na Macnica DHW desde 2019. Seu conhecimento técnico somado a utilização das boas práticas de copywriter são responsáveis pelos excelentes conteúdos divulgados no blog da Macnica. Franciele é também Instrutora Autorizada FPGA Intel e portanto, responsável pelo Treinamento FPGA Intel.