You are currently viewing Dispositivos wearables: Setembro Amarelo

Dispositivos wearables: Setembro Amarelo

Dispositivos wearables auxiliam no diagnóstico do quadro depressivo. Setembro Amarelo é dedicado à prevenção e conscientização contra o suicídio no Brasil.

A campanha brasileira iniciou em 2014, e o mês Setembro foi escolhido porque o dia 10/09 é considerado o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.

Segundo o site setembroamarelo.com são registrados mais de 13 mil suicídios todos os anos no Brasil e mais de 01 milhão no mundo. “Cerca de 96,8% dos casos de suicídio estavam relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias”.

Com a pandemia, os casos de depressão aumentaram muito em todo o mundo, e segundo pesquisa da Agência Brasil, este quadro ainda requer bastante atenção.

Embora muito se fale sobre a depressão, nem todos sabem identificar os sintomas desta doença que pode levar ao suicídio, conforme informa o relatório Suicide Worldwide, publicado pela OMS.

Entretanto, a tecnologia está aqui para ajudar. Estudos apontam que o uso de dispositivos wearables auxiliam no diagnóstico do quadro depressivo, pois podem monitorar e avaliar os pacientes em tempo real e de forma discreta.

Além disso, os dados coletados podem ser monitorados pelo paciente, e os profissionais de saúde podem receber e usar os dados do dispositivo para personalizar os cuidados de saúde do paciente.

Estes dispositivos podem monitorar os níveis de atividade física diária, medida por um acelerômetro, que quando são muito baixas podem indicar sintomas de depressão.

Outro ponto, é variação na frequência cardíaca, que de acordo com os níveis de variação pode indicar um quadro depressivo.

Sendo assim, espera-se que o big data obtido por tecnologias wearable facilite o fornecimento de serviços de saúde personalizados, interativos e sem contato de uma maneira econômica.

Para auxiliar no desenvolvimento destas soluções a Analog Devices e a Maxim Integrated apresentam uma linha completa de circuitos integrados para o desenvolvimento do seu produto IoT wearable.

Se você deseja lançar um dispositivo wearable, que poderá medir com precisão parâmetros como pressão arterial, frequência cardíaca e níveis de oxigênio no sangue (SpO2), entre outras funcionalidades, em pouco tempo, nós podemos ajudá-lo.

A Maxim Integrated utiliza um hub de sensor de bio-algoritmo que consiste em um Circuito Integrado com algoritmos instalados que se conectam perfeitamente ao sensor óptico de um dispositivo ao microcontrolador host.

Com o hub integrado certo, você não precisará se preocupar em adquirir o conhecimento necessário para desenvolver algoritmos baseados em sensores. Você também pode reduzir os riscos de programação e validação.

Assim, com a solução certa, o seu produto wearable poderá contribuir com as pessoas que sofrem de transtornos mentais e que precisam com urgência de algo que possa  as alertar e prevenir, principalmente quando relacionado a depressão.

Entre em contato conosco  e conheça as soluções da Maxim e Analog Devices.

Leia também:

Conversores AD e DA para soluções healthcare

Analog Devices – Tecnologia para wearables

Acompanhe a Macnica DHW nas Redes Sociais

INSTAGRAM

LINKEDIN

FACEBOOK