Você está visualizando atualmente Tecnologia BrainTech presente no agronegócio
tecnologia braintech

Tecnologia BrainTech presente no agronegócio

Compartilhe

Durante a participação da Macnica Europa na feira internacional Embedded World , ocorrida na última semana, uma das soluções apresentadas aos visitantes e que chamou muita atenção foi a tecnologia BrainTech da InnerEye, trazida com exclusividade para o Brasil pela Macnica DHW.

A tecnologia combina inteligência artificial (AI) com experiência humana e tem como objetivo resolver problemas complexos que hoje estão além da abordagem tradicional de machine learning (ML).

A solução da InnerEye interpreta as ondas cerebrais geradas como resposta ao estimulo visual de reconhecimento de padrões de imagem e tem como uma das principais vantagens agilidade na identificação dos dados visuais, visto que, a resposta cerebral é muito mais rápida que a ação motora do nosso corpo.

Na demonstração realizada pelo Presidente da Macnica DHW e Diretor da Divisão de Soluções de Tecnologia da Macnica Europa, Fábio Petrassem de Sousa, ele utiliza um sensor de eletro-encefalograma para coletar os sinais cerebrais enquanto observa as imagens na tela. (assista o vídeo).

Na demonstração a tarefa é identificar peças de roupa com padrão de camuflagem (perceba que a velocidade das imagens é bem alta, em torno de 3 a 4 imagens por segundo).

Esta velocidade é aceitável para a tarefa, visto que, não é necessário executar qualquer ação motora de identificação. Ou seja, sempre que houver o reconhecimento de padrão visual o cérebro vai gerar sinais que serão reconhecidos pelo software da InnerEye.

Além disso, a imagem responsável pela geração destes sinais cerebrais é separada automaticamente em outro grupo. Ao final da demonstração, é gerado um relatório de performance como mostra a imagem abaixo.

Relatório gerado para a tarefa de selecionar roupas com camuflagem, mostrando as roupas selecionadas e a performance durante a demonstração.
(Fonte: Arquivos próprios)

Além disso, a tecnologia braintech da InnerEye já está sendo testada por instituições de pesquisa importantes do setor de agronegócio, como a Embrapa.

Em abril os pesquisadores da Embrapa Soja estiveram na sede da Macnica DHW, em Florianópolis, testando a solução e avaliando a sua eficiência na identificação de doenças em soja.

Durante a visita, os pesquisadores ficaram impressionados com o grau de acurácia e rapidez que a solução oferece na identificação de plantas doentes. Para saber mais sobre este projeto, assista o nosso Macnicast, onde o Presidente da Macnica DHW conversou com o pesquisador da Embrapa, Jayme Barbedo.

E para saber mais sobre a solução BrainTech da InnerEye, fale conosco!

Acompanhe a Macnica DHW nas Redes Sociais:​​

Compartilhe

Franciele Nornberg

Mestre em Engenharia Elétrica pela UFSC (2019), graduada em Engenharia Elétrica pelo IFSul em 2017. Trabalha na Macnica DHW desde 2019. Seu conhecimento técnico somado a utilização das boas práticas de copywriter são responsáveis pelos excelentes conteúdos divulgados no blog da Macnica. Franciele é também Instrutora Autorizada FPGA Intel e portanto, responsável pelo Treinamento FPGA Intel.